Icone Notícias

Notícias

Prevenção faz parceria com organização Susan G. Komen e Fundação Caterpillar


Foto | Prevenção faz parceria com organização Susan G. Komen e Fundação Caterpillar
Há cinco anos a Susan G. Komen – organização de saúde – e a Fundação Caterpillar têm uma parceria na luta para reduzir as mortes por câncer de mama em países da América Latina, financiando programas focados na detecção precoce de mulheres jovens com a doença e também para o treinamento de profissionais da área da saúde.

Em 2015, as duas entidades lançaram um edital para subsidiar projetos. O Hospital de Câncer de Barretos participou da seleção por meio do Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia com o trabalho “treinamento em mamografia”, concorrendo com diversos outros de países da América Latina. A confirmação de que a instituição havia sido selecionada aconteceu no fim do ano passado.

Seis organizações no Brasil e México estão entre aqueles selecionados para receber financiamento para os programas que visam melhorar os resultados para as mulheres locais.

Segundo o coordenador de pesquisa e do Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia do Instituto de Prevenção, Thiago Buosi, com essa parceria, vários profissionais poderão passar por treinamento em Barretos. Os cursos serão destinados a médicos radiologistas, físicos, técnicos e tecnólogos em radiologia, que trabalhem com mamografia e desejem renovar seus conhecimentos e conhecer mais sobre o controle de qualidade disponível para o exame.

“Todas as mulheres que realizarem a mamografia serão indiretamente beneficiadas. As capacitações visam à melhora na qualidade do trabalho realizado por esses profissionais, aprimorando as técnicas”, explicou Buosi.

O exame, de acordo com o coordenador, é hoje o método mais eficiente para a detecção de algum problema na mama. No entanto, a precisão da mamografia depende do posicionamento mamário correto no aparelho. “Mamografias de má qualidade podem prejudicar todo o processo de descoberta precoce do tumor, aumento assim, a taxa de falso-positivos, desconforto da mulher ao realizar o exame e aumento de custos e ansiedade da paciente”, afirmou.

Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia
Para atender a demanda do meio profissional e acadêmico e com a finalidade fornecer instrumentos de avaliação práticos, válidos e confiáveis, o núcleo elabora e administra cursos 80% práticos, baseados em modelos europeus de qualidade. Os alunos interessados em participar das aulas de aperfeiçoamento em mamografia devem acessar o site www.nucelodemamografia.com.br e fazer sua pré-inscrição ou enviar e-mail para “ tbuosi@hcancerbarretos.com.br”.